Testes de Leitura Imediata

O teste de leitura imediata (prick test) é utilizado com a finalidade de auxiliar no diagnóstico etiológico das doenças alérgicas.

Os principais alérgenos testados são:

1. inalantes (ácaros da poeira, fungos do ar, epitélio de cães e gatos, pólens de gramíneas, barata);
  2. alimentares (camarão, leite de vaca, clara de ovo, gema de ovo, trigo, soja, cacau, amendoim);
  3. insetos (formiga, pernilongo e pulga).

Utiliza-se o teste por puntura na região anterior do antebraço. Após a assepsia (desinfecção do local), são colocadas gotas de alérgenos, em cima das quais é feito uma perfuração superficial na pele, através de um estilete (puntor) descartável, de plástico ou metal. A leitura é realizada em 15 minutos.

Testes de Contato

Baterias: padrão, cosméticos, capilar, esmaltes e regional

O teste de contato (teste epicutâneo ou patch test) é indicado para pacientes com suspeita de dermatite de contato alérgica e tem por finalidade auxiliar na confirmação do diagnóstico e na descoberta do agente causador.

As substâncias componentes do teste são colocadas na região dorsal do paciente, através de contensores especiais, devendo permanecer em contato com a pele durante 48 horas. Após esse período, os contensores são retirados, procedendo-se a primeira leitura. A segunda leitura é realizada 72 a 96 horas após a colocação dos contensores.

A Imunoterapia foi introduzida por Freeman e Noon, em 1911, para o tratamento de Rinite Alérgica. O primeiro estudo controlado sobre a eficácia foi publicado em 1949 e desde essa época tem sido indicado para o tratamento de doenças alérgicas.

Consiste em administrar gradualmente, em concentrações crescentes, extratos de alérgenos. O objetivo do tratamento é induzir um estado de "tolerância imunológica", ou seja, diminuir a freqüência e intensidade dos sintomas frente ao alérgeno ao qual o paciente é sensível. Além disso, estudos já comprovaram que diminui o processo inflamatório presente na doença alérgica.

Para o sucesso do tratamento é necessário que a imunoterapia específica seja indicada a partir de avaliação clínica com médico alergologista.

Atualmente a imunoterapia tem sua principal indicação no tratamento de doenças respiratórias (rinite alérgica, asma brônquica, dermatite atópica, alergia a picada de insetos, candidíase de repetição, calázio, hordéolo).

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

De segunda à sexta, das 8h às 18h

ENDEREÇO

Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22