Exames e Tratamentos

Conheça nossos exames e tratamentos

Nossa clínica é especializada em realizar exames e procedimentos para tratar diversos tipos de alergia.

Testes de Leitura Imediata

O Teste de Leitura Imediata -TLI (prick test) tem como finalidade de auxiliar no diagnóstico das doenças alérgicas.

Atualmente as principais indicações são para o diagnóstico de alergia respiratória (rinite alérgica e asma), alergias de pele (Dermatite atópica e Urticária), alergia a picada de insetos, alergia alimentar, a medicamentos, ao látex e alergias oculares.

Os alérgenos testados na Clínica Paulista de Alergia são:

1. inalantes (ácaros da poeira, fungos do ar, epitélio de cão e gato, pólens de gramíneas);
  2. alimentares (camarão, leite de vaca, clara de ovo, gema de ovo, trigo, soja, cacau, amendoim);
  3. insetos (formiga, pernilongo e pulga).

Realizamos também o prick to prick, em que o alimento é testado na sua forma natural. Os principais alimentos testados são frutas e vegetais.

O TLI é aplicado na região do antebraço ou região superior do dorso. Após assepsia com álcool 70% são colocadas gotas do alérgeno, em cima da qual é feito uma puntura com o auxílio de uma lanceta descartável. A leitura é realizada em 15 minutos.

Testes de Contato

Baterias: padrão, cosméticos, regional, unhas, látex e capilar

O Teste de Contato – TC (teste epicutâneo ou patch test) é indicado para pacientes com suspeita de dermatite de contato alérgica e atualmente tem sido utilizado para auxiliar o diagnóstico das dermatites atópicas graves.

As baterias testadas na Clínica Paulista de Alergia são:

padrão, cosméticos, regional, unhas, látex, capilar e pediátrica.

As substâncias componentes do teste são colocadas na região dorsal do paciente, através de contensores especiais, devendo permanecer em contato com a pele durante 48 horas. Após esse período, são retirados, procedendo-se a primeira leitura. A segunda leitura é realizada em 72 a 96 horas.

O objetivo do tratamento imunoterápico é induzir a um estado de “tolerância imunológica”, ou seja, diminuir a freqüência e intensidade dos sintomas frente ao alérgeno ao qual o paciente é alérgico. Além disso, estudos já comprovaram que diminui o processo inflamatório presente na doença alérgica.

Consiste em administrar gradualmente, em concentrações crescentes, extratos de alérgenos e pode ser administrado via Subcutânea ou Sublingual.

O tratamento imunoterápico é indicado para:

Doenças respiratórias (Rinite e Asma alérgica)
Dermatite atópica
Alergia a picada de insetos
Orienta-se que a imunoterapia específica seja indicada a partir de avaliação clínica e acompanhamento com médico alergologista.

Conheça nossos profissionais

Contamos com uma equipe  de profissionais completa, atuando nas áreas de alergia e imunologia, pediatria e psicologia.