"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."

Arthur Schopenhauer





Untitled Document

Doenças alérgicas

Dermatite de Contato

É uma resposta inflamatória na pele resultante da exposição desta à substâncias presentes no ambiente. Tais substâncias podem agir como irritantes (mecanismo não-alérgico) ou como sensibilizantes (mecanismo alérgico). Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais freqüente em adultos.  

A maioria das dermatites de contato são desencadeadas por fatores irritantes como detergentes, materiais de limpeza, solventes, graxas, fezes e urina (comum em idosos e crianças pelo uso de fraldas), entre outros.  

Já a dermatite de contato alérgica é uma resposta imunológica contra as substâncias alergênicas. Os exemplos mais comuns são: alergia a parafenilenodiamina (corante encontrado em tintura de cabelo, maquiagem, tintura de roupa e tatuagem, etc), sulfato de níquel (encontrado nos metais como bijuterias, pulseira de relógio, cintos, armação de óculos, etc), hidroquinona (encontrado na borracha, cosméticos usados para tirar manchas de pele, etc). Nas mulheres é comum a alergia a esmalte de unha.  

O poder alergizante está relacionado ao baixo peso molecular da substância e da sua capacidade de se combinar a proteínas existentes na pele. A industrialização tem aumentado a exposição a diversos produtos químicos e poluentes, propiciando assim o aumento de casos de dermatite de contato.  

O diagnóstico da dermatite de contato é realizado através da história clinica, exame físico e testes de contato, e o tratamento consiste em afastar o paciente do agente causador, bem como fazer uso de medicamentos específicos.  

 

 

Este material possui caráter informativo, não devendo ser utilizado para fins de diagnóstico ou tratamento. Recomendamos sempre consultar um especialista.

AlergiaAlergia AlimentarAlergia ao LátexAlergia a MedicamentosAlergia a Picada de InsetosAsmaDermatite AtópicaDermatite de ContatoOutras DoençasRinite AlérgicaUrticária e Angioedema

Clínica Paulista de Alergia

Horário de Funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 18h. Rua Marquês de Itú, 266 Cj 22 - Vila Buarque - Duas quadras do Metrô República -São Paulo/SP - Tel: 55 (11) 3333-0802 / 2381 / 6295 / 3221-9784

Todos os Direitos Reservados - 2008